segunda-feira, 28 de julho de 2014

Viagem Missionária PIB de PIRAJÁ- Baixão, Teofilândia.

"Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco."
Zac 8.23

"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele."
Atos 10:38


Jesus se relacionava com pessoas.
A Igreja no Brasil precisa desenvolver uma cultura de contato com gente!
 Não mais estrelas.
 Jesus se fez gente pra se relacionar com gente.



              Saímos de Baixão ontem, as 16:00. No ônibus, enquanto ia refletindo sobre tudo o que vimos naquele dia, me veio uma palavra à mente: Atos 10.38. Enquanto ia pensando neste texto, lembrei da palavra de Zac 8.23, que é o tema da Primeira Igreja Batista em Pirajá neste ano. Essa palavra tem sido nosso "norte", a direção que temos tomado. Estamos alinhados!

              A direção para ir a Baixão tem uma história. Tudo começou quando Marcos "Show" foi procurado para ajudar na doação de materiais para a construção de uma casa de oração da Assembleia de Deus. Vários irmãos da igreja em Pirajá foram procurados por Zacarias para cooperar com este serviço. Marcos "Show" foi quem se moveu na PIB de Pirajá para esse propósito. Daí surgiu a ideia (da SHB) de fazermos a viagem pra lá. Começamos a caminhar nesta direção.

              Baixão é uma comunidade pequena (cerca de mil habitantes) e fica a 19 km de Teofilândia. Pessoas simples com baixo índice de alfabetização, mas com uma enorme alegria! Muito receptivos e atenciosos. Baixão foi um dos pontos usados por Deus para agremiar as Igrejas em Pirajá. Já somos a terceira denominação a impactar Baixão (a Igreja Batista de Missões e a Igreja Batista Nova Geração já estiveram lá). Somos denominações, mas somos vinculados pelo Espírito Santo, que tem movido a cada igreja de Pirajá. Estamos alinhados!


                Saímos de Pirajá por volta da 00:00 do domingo (27/07/2014). Chegamos em Baixão às 05:30h (com o trunfo de um pneu furado na estrada). Ao chegarmos lá, além de Zacarias, encontramos Nadson, que já foi nosso parceiro no Impacto de Labatut 2014 compartilhando sua aparelhagem de som e serviu à igreja mais uma vez em Baixão. Estava muito frio!! Descemos do ônibus e partimos para o trabalho. A primeira coisa que fizemos foi nos reunir para orar na praça/campo que fica em frente ao colégio onde montamos nosso QG de trabalho. Pedimos ao Espírito Santo que operasse naquele ambiente, porque sabíamos que Ele estava com a gente. Ele nunca nos abandona! Jesus disse que Ele estaria conosco. Nunca nos sentimos órfãos porque cremos na promessa!










              O próximo passo foi conhecer o lugar onde a igreja em Baixão vai se reunir. Oramos para que aquela estrutura seja uma "casa de oração para todos os povos". Consagramos o lugar para que seja um ambiente de crescimento para a Igreja de Deus. Somos um só corpo!


               Após o café da manhã começamos nosso trabalho. A direção de qualquer trabalho da igreja de Deus em qualquer viagem missionária é o serviço! Jesus atraiu seguidores porque ele serviu ("o filho do homem não veio para ser servido, mas servir"). Não havia líderes, pastores, autoridades naquele ambiente: haviam servos! Queríamos honrar o Nome do Pai e do Filho servindo àquela comunidade no poder do Espírito. Estávamos ali para curar enfermos, incluir leprosos e desfazer toda a obra do Diabo, porque DEUS ESTAVA CONOSCO, como está com toda a sua igreja ao redor da terra. Ele não está só comigo, nem contigo: Ele está com toda a sua Igreja! 

               Desejávamos desenvolver relacionamento com aquelas pessoas, pra que com nossas ações o Espírito se manifestasse.  Movimentamos "ações proféticas"! Andamos entre o povo, como Jesus fazia. A Igreja de Jesus precisa andar como gente e se relacionando com gente: porque Jesus se fez GENTE!


               No corte de cabelo, na aferição de pressão e teste de glicemia queríamos demontrar cuidado. Não um cuidado meramente *proselitista, mas um desejo de realmente mostrar àquela comunidade que Deus nos enviou ali para ajudá-las, com nossos talentos, habilidades e dons. Conectamos os dons e habilidades de cada membro do corpo com as necessidades das pessoas. Em muitas igrejas, grandes e pequenas, há diversas  pessoas ajuntadas com habilidades e talentos, mas empenhados em manter e fortalecer uma denominação religiosa ou uma estrutura denominacional cuidando que estão prestando um serviço a Deus. Queremos estimular pastores e membros a aplicarem seus dons, talentos e habilidades a serviço do mundo e trabalhar para abençoar a criação, assim como Jesus fez!


           Além das maravilhosas "varoas" da cozinha que dedicaram seu tempo para preparar nosso café e almoço, tivemos três participações especialíssimas! Nossa querida Larissa não pode fazer uma palestra sobre Nutrição por ainda não ser formada, mas fez um rico bate-papo sobre Aimentação Saudável. Ela já manifestou o desejo de por sua vocação como instrumento de Deus para manifestá-lo entre os homens. Estamos aqui para facilitar isso! Nilson, que está em nossa comunidade há mais ou menos seis meses, também contribuiu com palestra e apoiando na aferição de pressão, cuidando de cada pessoa. Edney fechou sua primeira viagem missionária conosco fazendo apresentações de Slackline. Muitas crianças foram atraídas e foi dada a oportunidade para que elas participassem também. Fizemos a felicidade das crianças naquele dia!

             

                   A participação do Ministério de Artes foi fundamental nesta viagem. Deus nos deu artes  para alegrar nosso coração e para transmitir ideias, valores. Um dos grandes fatores de sucessos da Reforma Protestante foram as músicas que Lutero fazia. O grupo de Teatro da PIB de Pirajá manifestou o caráter de Deus através das artes. Atraímos a atenção das pessoas e comunicamos a realidade do pecado  e o amor de Deus a elas. É a atividade do Criador (CriAtividade) funcionando! 



                   Em meio a um clima de comunhão, onde todos se colocavam onde havia necessidade, independentemente da função que lhes tinham dado, abrimos as nossas portas e o nosso coração para aquela comunidade e uns para os outros. Frequentemente encontrávamos irmãos sentados, conversando com os moradores de Baixão, abraçando, ouvindo e orando. Tive uma visão do que Deus está construindo para a Igreja, não sei em que tempo. Ele está reformando (restaurando) a nossa visão. Estamos saindo de uma fase de palcos para uma fase de platéia, onde Cristo é o espetáculo, mostrado na multiforme Graça em comunidades que vivem em amor!

                   No final, reunimo-nos, cantamos "Ele não desiste de você" e "Quero que varolize o que você tem..."  e apresentamos duas peças. O apelo não durou dois minutos, e
foi suficiente para trazer seis pessoas a Cristo! Aleluia! Alguns irmãos choravam, outros riam, outros se abraçavam e cada um na sua diversidade manifestava a Presença de Deus! Vimos e sentimos o Espírito pairando naquele ambiente. Eu me senti vivendo o livro de Atos.

              Extasiado, ainda lembro de cada sensação. Pessoas querendo envolver-se em Missões; o SHB (Sociedade de Homens Batistas) articulando para adotarem Baixão, indo lá, pelo menos, a cada dois meses. Parcerias sendo formadas, pessoas sendo conectadas! A responsabilidade, agora, não é só da igreja que deixamos em Baixão, mas de cada um de nós. Estamos conectados! 

                   Em breve, desejo voltar a Baixão. Quero ver Antonio Carlos e José Carlos, dois moradores que estavam "em água dura" desde as 07:00h, mas que passaram o dia conosco. Em nenhum momento do dia os vi sozinhos, sempre haviam irmãos ao lado deles conversando, compartilhando a Fé, ouvindo e contando histórias. Houve tanta entrega, que meu pai teve o prazer de conhecer a família de José Carlos. Ele mesmo nos convidou para apresentar seus novos amigos a todos os seus familiares! Antonio Carlos e José Carlos prometeram, ainda alcoolizados, que abandonariam o álcool e iriam à igreja. Estou crendo nisso! Que Jesus ache terreno naqueles corações!

                    O ambiente era propício para que o Espírito passeasse e fizesse sua obra. Uma semente para a eternidade está sendo plantada em Baixão, e tem tudo a ver com o que Deus está fazendo em Pirajá, pois há muitas denominações voltadas pra lá. O pai de Nile perguntou porque estávamos viajando para ajudar uma Assembleia de Deus. Eu disse a ele o que eu sempre digo: "Ora, porque somos apenas uma igreja que se reúne em diferentes casas! Não estamos indo ajudar "outra" igreja. Estamos indo ajudar a Igreja de Deus!" E, falando nisso, quantas igrejas estão atuando em Pirajá? Apenas uma: a igreja de Cristo, que se reúne em diversas casas, pela multiforme sabedoria de Deus.

                     Estamos juntos!                    

            

           








* Proselitismo é o intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas, ou determinados grupos, a uma determinada causa, ideia ou religião (neste último caso, proselitismo religioso, que é a tentativa de convencer alguém a se converter às suas ideias ou crença).

3 comentários:

Unknown disse...

Foi maravilhoso contemplar o agir de Deus naquele lugar. Fil, creia que a sua dedicação a obra do Senhor tem fortalecido a vida de muitas pessoas. Que Deus continue te abençoando e te usando sempre!

Unknown disse...

Foi uma experiência incrível!!! Deus indubitavelmente mostrou seu poder naquele lugar. Foi lindo cada irmão usando seus dons e talentos para Obra. Particularmente, amei cada momento vivido em Baixão. Fil, que o Senhor renove suas forças a cada dia, abençoe a Marcos "Show" que é outro servo precioso de nosso Mestre e a todos os irmãos que se dispuseram a ajudar nessa Obra. Que venham muitas e muitas viagens missionárias para que juntos proclamemos as boas novas de nosso Deus. Amo vocês queridos irmãos!!

Filipe Augusto disse...

Já comecei a orar hoje pelo projeto de DUAS viagens no ano que vem!! Que a vontade dEle se cumpra!