quinta-feira, 3 de julho de 2014

Um caminho para a unidade pelo "ajuste de juntas e medulas" (Igrejas, Redes, Ministérios e Unidade)

 "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."
Provérbios 4:18

"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor."
Efésios 4:15-16

"(...) ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus."
Colossenses 2:19


               Existem acontecimentos que marcam a história de povos, nações e não é diferente na história do povo de Deus. Um momento fundamental para esta trajetória foi a visita de Pedro ao centurião Cornélio (Atos 10). Por resumo da obra, Pedro recebeu uma direção de Deus para "inovar" no entendimento da Igreja naquele período. Na verdade não havia inovação alguma! Jesus já tinha dito que os seus seguidores deveriam ir e fazer discípulos em todas as nações, batizando-os. Pedro apenas seguiu a orientação que já havia sido dada pelo Mestre em Mat 28. 19. Só que os demais irmãos acharam muito estranha a atitude de Pedro:



Deus mostrou a Pedro, em visão, que Ele mesmo queria purificar
os não gentios. O que Pedro recebeu por revelação confirmou o
que a Palavra de Jesus já dizia.

"E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus.
E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,
Dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos, e comeste com eles."
Atos 11:1-3

             

               O Caminho para a Unidade

               Falando da Igreja hoje, somos muitos e em diferentes vertentes. Alguns andando em caminhos totalmente opostos e outros falando a mesma coisa com linguagens diferentes. Precisamos abrir portas para uma unidade onde que "todos falemos uma mesma coisa". Há movimentos de oração e conversão nesse sentido. E pra onde vamos?

                Entendo que o caminho deve partir da Palavra de Deus, pois dela partem as diretrizes e os limites para tudo o que a Igreja faz. Conhecê-la, interpretá-la corretamente e ensinar outros a entendê-la é o meu desejo e meu lugar no Corpo. Também devemos "orar em todo o tempo". As igrejas locais precisam desenvolver "rotinas", "cultura" e estratégias de oração contínua (Lucas 21. 36; Ef 6.18). No presente momento, estou num  demorado processo (por minha culpa, obviamente), onde  o Pai me fez ver que a oração contínua é uma  coluna igualmente importante neste edifício. O Espírito Santo está me quebrando no orgulho do "conhecer muito" para ouvi-lo e não ouvir a mim mesmo (isso é verdadeiramente conhecê-lo). Ainda estou neste processo.  A Palavra nos mostra o caminho. A oração nos dá a direção certa e torna a voz de Pai, de Jesus e do Espírito audíveis. Os dons e os ministérios são os meios pelos quais o Espírito agirá por meio de nós.

                                            
                 Entendendo a Dinãmica do Corpo

                  Para entender a dinâmica da Igreja no Brasil, comecei a me dedicar e compreender porque há tanta contradição nas igrejas locais e na igreja evangélica brasileira. Pra isso, comecei a estudar movimentos evangélicos que vão desde às chamadas "igrejas simples" (que se reúnem em casas) até as "igrejas de grande porte", passando pelos movimentos restauracionistas [Casa de Davi, Som da Chuva, Rede S1 (antiga rede Basiléia), Adoração Extravagante] e suas adaptações e pelos movimentos de aliança judaico-cristã (que procuram mostrar que existe uma profunda aliança entre Cristo, a Igreja e o Povo de Israel e que por anos foi desprezada, inclusive convocando a Igreja no Mundo a reler a Bíblia sob a ótica judaica, já que, em sua grande parte, ela foi escrita por judeus, para judeus). [Não deixe de ver o quadro "direções do Brasil" para conhecer as diferentes "juntas" que ligam a igreja que eu percebo no Brasil. Isso pode ir muito além do que eu vejo.] 

                   E pasmem: são muitos movimentos! Todos eles cristãos. Muitos deles produzindo gente santa, parâmetros do Reino de Deus, entendimentos sobre a Palavra de Deus. Outros, inovando com modismos e se perdendo neles.


                   O que Deus diz sobre isso?


                  Estudando a Bíblia e ouvindo o que Deus tem falado com outras pessoas através da Palavra entendi três coisas, progressivamente:

1) A Igreja é a congregação dos santos, dos separados, dos que nasceram de novo para uma natureza Espiritual. Não recebem nome, não são denominacionados. A Igreja se identifica pelo que ela É: o corpo de Cristo que guarda os mandamentos de Deus!

"A universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; "
Hebreus 12:23

"E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de
Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo."
Apocalipse 12:17

2) Como corpo, a Noiva de Cristo tem muitos membros. Membros são pessoas, que funcionam no corpo, em igrejas locais ou fora dela, por meio de dons, operações e Ministérios para o crescimento do Reino de Deus. Por isso, membros precisam trabalhar no Reino e não encher, contabilmente, bancos ou censos de denominações religiosas. 

"Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito."
1 Coríntios 12:11-13


3) Os membros operam de forma complementar. São distribuídos de forma que um complementa algo que falta no outro. Nosso exercício em nossas igrejas locais e na cidade, país ou nação é encontrar o lugar de cada membro no corpo, para que pela correta operação de cada parte sejam igualmente edificados em amor, em Espírito e em verdade na cabeça, que é Cristo.

"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor."
Efésios 4:15-16

Complementaridade

                 Isso, que a Bíblia nos ensina, é muito diferente de "faça a sua parte que eu faço a minha". A ideia é: "a minha parte depende e não funciona sem a sua".  O Evangelho proseguiu quando os apóstolos entenderam isso:

"E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;"
   Gálatas 2:9
  
            


                O que antes era um fator de divisão tornou-se um fator de unidade. Ao invés de dizerem: vá pro seu lado que eu vou para o meu, os apóstolos deram as mãos e entenderam o papel de cada um: isto é unidade!

                Quando passei a integrar a comunidade da qual faço parte, o que mais me chamou atenção foi a diversidade daquela casa. Tenho dons para servir e devo saber, exatamente, qual é o meu lugar. Estou aprendendo a ouvir também, para saber onde tenho passado dos limites no exercício de meus dons. Também estou aprendendo a ver e ouvir o Espírito se manifestando através dos dons de outros. Estou num processo, com um bloco, para construir um edifício, onde Deus está modelando meu bloco com um martelo bem eficaz, quebrando em mim orgulho e soberba pra que eu fique no formato certo para encaixar-me a outros blocos. Vejo ele fazendo isso nos demais blocos também, de forma mais rápida ou mais devagar, à medida que damos espaço.

                A nível de Brasil, vejo que temos excelentes doutores tradicionais e eficazes profetas renovados (e vice-versa). Essas pedras precisam sentar-se numa "assembleia de Jerusalém-Brasil"  para "ajustarem suas pedras"! Não é um simples "deixe-me fazer o que eu faço que você faz o que você faz". Se o Espírito é o mesmo PRECISAMOS ANDAR JUNTOS! Não estou falando de unirmos os evangélicos, ok? Não vamos nos comungar debaixo de Teologia da Prosperidade, nem de revelações além da Bíblia! Estou falando de nos unirmos como povo que se "lapida" pela verdade ligados pela argamassa do amor. Estou falando de renunciarmos o que reputamos mais importante em torno do que a Bíblia nos ensina. E, no processo que estou vivendo, percebi que o início disto é na oração. E não só no meu processo, mas na própria igreja apostólica começou na oração.

#oremos



                                                               Exemplos de Direções da Igreja no Brasil


Movimentos "Sionistas- Cristãos"- http://www.shemaysrael.com/
                                                        http://ensinandodesiao.org.br/


Movimentos Restauracionistas 



Igrejas Simples-  http://igrejanoslares.com.br/


Rede Basileia- http://andersonbomfim.blogspot.com.br/


Movimentos Doutrinários (Teológicos)
     

Nenhum comentário: