quinta-feira, 24 de julho de 2014

Alguém lembra do desastre depois da copa? [Alerta para as Crendices Evangélicas]


Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:
(...) 
Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.
Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.
Col 2. 20,22,23 (NVI)
[ Eu não vou, com este texto, minar sua fé no "sobrenatural de Deus", nem minar o mover dentro de você e muito menos te levar à frieza espiritual. Apenas motivá-lo a buscar a verdade de Deus, o que é verdadeiramente de Deus e a profecia verdadeira que vem de Deus. Pois nEle não há mentira: só verdade!] 

                 Antes da copa do mundo, circulou um destes "boatos virais" que foram fortalecidos pelo uso das redes sociais, advertindo que uma "uma criança de 6 anos teria recebido uma mensagem divina ordenando que ela informasse à igreja brasileira sobre uma grande tragédia que abalaria o mundo inteiro após a Copa do Mundo de Futebol da Fifa que foi realizada no Brasil,  (Se alguém não viu isso, o que eu duvido, pode conferir aqui).

                     O boato (hoax), tratado por alguns como "profecia", serviu como alerta, já que foi reproduzido por muitos cristãos, inclusive líderes de grandes denominações. Atitudes como essa são típicas da  nossa geração que reproduzem jargões e ideias assitidas na televisão, nos dvds, ou no Facebook. Somos uma "geração guiada por cantores e pastores". Como eu, e muita gente já esperava (e já dizia), a profecia não se cumpriu. O chato é que quando advertimos nossos irmãos a não darem crédito a estas coisas, que isso é modismo, somos tachados como "incrédulos", "apaga-fogo", "anti-mistério",  etc... Mas, quando o fracasso das ditas "palavras proféticas" vêm, ninguém volta para nos dizer: pôxa, irmão: você estava certo!        #xatiado
        
                    O que você quer com este texto, Filipe?

                 Eu não quero minar sua fé no "sobrenatural de Deus", nem minar o mover dentro de você e muito menos te levar à frieza espiritual.  Apenas motivá-lo a buscar a verdade de Deus, o que é verdadeiramente de Deus e a profecia verdadeira que vem de Deus (II Cor 13.8; II Tim 4.4). Pois nEle não há mentira: só verdade! Quero adverti-lo, meu irmão, porque o NOME de Deus é  blasfemado (injuriado, amaldiçoado) entre os "não-cristãos" por, pelo menos, dois motivos: quando nossa vida não está de acordo com a nossa fé (Rom 2.22-24) e quando somos idiotas sem causa. O apóstolo Paulo disse que se alguém entrasse em nosso culto e visse um monte de pessoas falando em línguas logo diriam que somos loucos (1 Cor 14.23) e por isso devemos ser "meninos na malícia", mas "ADULTOS (MADUROS) NO ENTENDIMENTO" (1 Cor 14.20)! Cristãos maduros em Cristo não são levados por "ventos de doutrinas" nem por boatos de internet (Efésios 4.14)! E, quando os evangélicos brasileiros compartilham esses boatos sem fundamento, passam a ideia de que somos uma religião de tontos!

  
               O Sobrenatural

                A base das religiões é o que acontece no sobrenatural. Anjos, seres, espíritos e deuses, quase todas concordam que existe outra substância além da matéria com leis e história as quais não podemos ver. Cada religião tem a sua base de interpretação do sobrenatural e interpreta muitos fatos naturais com base no sobrenatural.

                De acordo com a Bíblia há uma guerra acontecendo e somos parte dela. Sinais ocorrem desta guerra espiritual no mundo físico, mas nem tudo o que ocorre no mundo físico é influência de espíritos. Uma microfonia na hora do culto ou um som que não pega podem ser, simplesmente ineficiência do equipamento ou do sonoplasta. Sejamos ADULTOS NO  ENTENDIMENTO!


                 Creia nesse negócio, irmão!

                Quando um grupo de galileus foi assassinado e a torre de Siloé caiu sobre dezoito homens (Lucas 13.1-5) logo o povo da época de Jesus começou a espalhar o "boato" de que aqueles homens eram "muito pecadores". Jesus, então, mostra àquele povo que eram tão pecadores quanto eles! Tem um excelente estudo sobre este ensino de Jesus neste link aqui. Em nenhum momento Jesus afirma que o desastre aconteceu como um castigo de Deus. Mas hoje, quando acontecem desastres naturais, sempre vem um "profeta" dizer que foi "castigo de Deus". Não nego que Deus possa exercer juízos sobre cidades. Ele fez com Sodoma, ele fez com Gomorra e pode fazer hoje, inclusive revelando aos seus profetas. Só não posso dizer que todo desastre natural ou de falha humana é um "castigo de Deus". E quando um desastre acontece na estrutura de uma igreja como o  Incêndio de Igreja em Itapetinga  e o  Desabamento do Teto de um prédio da Renascer?? Deus criou leis fixas e é nestas leis que a natureza se move. O sol nascerá de manhã, a lua de noite e a alteração lunar poderá provocar enchentes (não sou a pessoa mais indicada para explicar isso). A grande parte dos fenômenos naturais (95% deles) tem explicações físicas e biológicas. Sejamos ADULTOS NO ENTENDIMENTO!

A grande parte dos fenômenos naturais (90% deles)
tem explicações físicas e biológicas.
 Sejamos ADULTOS NO ENTENDIMENTO!
                   
                   Felizmente, existem casos de verdadeiras igrejas cristãs (leia aquie aqui), que ao invés de procurarem pecadores que causaram tragédias, socorreram as vítimas dando-lhes abrigo, alimento e cuidado.









                    Palavras Proféticas.               

                       
               Os profetas sempre foram perseguidos por que pregavam a mensagem de Deus. Eram homens e mulheres que discerniam os acontecimentos no Espírito para interpretar o que Deus queria dizer à seu povo. A igreja de Deus têm o "espírito da profecia" (Ap 12.17; 19.10; 22. 7 e 9), para discernir os sinais dos tempos. Somos como atalaias numa "torre", discernindo os tempos e alertando o mundo.

              Mas toda a profecia tem que ser:

              1) VERDADEIRA! Porque Deus é um Deus Verdadeiro (Jo 3.33; 1 Tess 1.9; 1 Jo 5.20);

              2) LÓGICA! Porque Deus não é um Deus de confusão (1 Cor 14.33);

              3)  CUMPRIR-SE! (Deut 18. 21-22)

                 Quando Paulo ensinou aos coríntios sobre o uso do dom profético, ele disse que "ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz que 'Jesus é anátema (maldito)'" (1 Cor 12.3). Em outras palavras, a profecia tem que ser lógica! E tem que se cumprir!

               Há alguns dias estava pesquisando sobre as "palavras proféticas" que estão sendo ditas no Brasil. Dia após dia, mais profetas têm determinado coisas. Achei interessante que não há nem um site com essas mensagens proféticas para que acompanhemos seu cumprimento. Muitas vezes, vejo em cultos homens dizendo: "Eu profetizo que seu milagre chega hoje!". Ora, o milagre de quem?? De todo mundo? E se ninguém receber um milagre naquele dia: devo considerar aquele falso profeta como mentiroso?

"E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele."
Deut 18.21-22

                Estamos recebendo essas palavras proferidas de forma profética, mas temos acompanhado seu cumprimento? Ou damos um monte de "glórias", mas nos fazemos esquecidos? Precisamos acompanhar os cumprimentos bem como JULGAR AS PROFECIAS para averiguar se elas são do Espírito, do homem ou de demônios. Tenho visto muitas Escolas de Treinamento Profético e, ao mesmo tempo, vejo muitos sinais sendo interpretados de forma ilógica! Sejamos razoáveis, irmãos. Todo mundo agora quer profetizar, ter visão... Estudar a Bíblia, de forma séria, que é bom: nada!

"E falem dois ou três profetas, e os outros julguem"
1 Coríntios 14:29
  
                 Que Deus nos dê ouvidos para ouvi-lo e bom senso no segui-lo. Que nossa Fé seja profundamente movida pelo Espírito da Verdade e não por superstições **animistas. Cristo nos ensinou a ser guiados pelo Espírito da Verdade, mas há cristãos misturando animismo com cristianismo. Muito cuidado, irmãos! Sejamos coerentes!


Para ler mais sobre o pensamento animista dentro do Cristianismo, recomendamos:

http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/QCresceDeFatoCristianismoOuAnimismo-DinelcirSLima.htm

http://mr3110.blogspot.com.br/2013/05/pelo-fim-de-um-cristianismo-animista.html


Vocabulário
                  
                * Crendice é a “crença ou noção sem base na razão ou no conhecimento, que leva a criar falsas obrigações, a temer coisas inócuas, a depositar confiança em coisas absurdas, sem nenhuma relação racional entre os fatos e as supostas causas a eles associadas”.
               ** Animismo - segundo a mentalidade animista há espíritos nas rochas, nas árvores, nas sementes, na água, e nas pessoas estejam estas últimas vivas ou mortas. Eles acreditam que esses espíritos podem atrair tanto coisas ruins, como boas, assim os espíritos combatem as doenças e as secas, mas também castigam com enfermidades e tragédias.


Nenhum comentário: