segunda-feira, 7 de julho de 2014

BATALHA ESPIRITUAL



          Antes de começar a escrever, quero deixar claro que este texto não é uma "revelação", mas um debate espiritual. Não é uma palavra final sobre o assunto, mas deseja trazer, com muita humildade, a luz da Palavra em meio à confusão que temos vivido. Usem este texto como base para orar e entender o que Deus nos deu por meio de sua Palavra e às diversas gerações de cristãos ao longo da história, por meio de sua Palavra.

          Tenho entendido que o corpo de Cristo é composto por "juntas e medulas que funcionam conforme a justa operação de cada parte" [ver estudos anteriores]. Existem os irmãos do "profético", que estão trazendo entendimento sobre batalha espiritual e os irmãos do "ensino", que tem advertido sobre exageros e heresias que tem surgido sobre este assunto. O que precisamos, como igreja, é "ajustar esses blocos", aparando as arestas de cada um para que nos direcionemos no sentido do que Deus quer.


O que é a Batalha Espiritual?

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Efésios 6:11-13

           Com base na Palavra de Deus, a batalha espiritual é a luta travada entre a Igreja de Cristo e as "forças espirituais da maldade nos lugares celestiais". Vale lembrar que a Igreja já está assentada nos lugares celestiais (Ef 1.3 e 2.6) desde o dia em que Jesus ressucitou. Aleluia, pois há dois mil anos Jesus tem estabelecido seu domínio através da Igreja!

Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro;
E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,
Efésios 1:21-22

            Então, o primeiro princípio da Batalha Espiritual é:

1) Jesus já subjugou todos os domínios quando ressucitou e elevou a Igreja a lugares celestiais. Onde a Igreja chega, o Reino de Deus chega!

[Observe que a mensagem de João Batista e de Jesus era esta. Jesus orientou seus discípulos a, quando chegarem em alguma cidade dizerem: 'É chegado o Reino dos Céus', ou seja: o domínio de Jesus!]

             O apóstolo Paulo, recebendo revelação de Deus nos dá uma orientação muito clara sobre como os principados, demônios e potestades exercem domínio sobre as pessoas, governos e poderes:

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.
Efésios 2:2

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
Romanos 6:16

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
2 Coríntios 10:4-5

[O último texto usa uma linguagem de guerra, igual a Efésios 6.11-13. Vamos para uma guerra usando armas espirituais e quando voltamos trazemos nossos despojos. O "desposo" é a recompensa de uma guerra que, neste caso da Batalha Espiritual, é o entendimento cativo à obediência de Cristo].
            

           Vemos que os principados, potestades e demônios agem no mundo por meio da desobediência. Por isso, Deus exigia de seu povo, ao longo de todo o Antigo Testamento, obediência às suas Leis. Pela mesma ideia, ele Exigia que muitos povos fossem destruídos, desde o maior até o menor, para que a semente da desobediência não contaminasse a separação do povo do Altíssimo.

            Da mesma forma, a porta de entrada no Reino de Deus não é aderir a uma igreja e sim o arrependimento. Quando nos arrependemos, saímos de um estado de desobediência para um estado de obediência. Somos transportados do "império das trevas para o reino do FIlho do Seu amor".

              Portanto, nossa Batalha é trazer reinos, governos e pessoas à obediência de Deus. Oramos e intercedemos por isto e, através da Evangelização, procuramos trazer cativos os pensamentos à obediência de Cristo.

           O que a Igreja sempre fez.

            Quando Paulo chegou em Atenas viu uma cidade imersa no pecado e na idolatria. O que ele fez? Simplemente pregou o evangelho! Quando O Espírito de Jesus mandou que ele fosse à Macedônia (Atos 16)  o que ele fez? Buscou orar e compartilhar o Evangelho. Esta é a nossa batalha: trazer cativo o entendimento à obediência de Cristo!  E isto faremos pela Oração e pela Exposição do Evangelho (calçando os pés com o Evangelho da Paz).
 
             Veremos agora o segredos dos homens que provocaram avivamentos em diferentes épocas da Igreja:

  # Jonh Wesley- Quando ele voltou de Wroote para Oxford, ele assumiu a liderança de um grupo chamado Holy Club (Clube Santo), iniciado por seu irmão Charles. Lá era onde eles reforçavam a fé através do estudo das Escrituras e buscavam a santidade na vida de cada membro. O Clube Santo fazia muito mais do que refletir e orar. Eles iam às prisões levar a palavra de salvação aos prisioneiros (ações proféticas)(...)O modo de vida de John Wesley exigia jejuns periódicos, encontros regulares para estudo e auto-avaliação pessoal. Somente muito tempo depois foi que ele percebeu que seu grupo seguia mais a letra do que o espírito do cristianismo

  # George Whitefield- Resolvido a não cair no indiferentismo, inaugurou uma classe bíblica para jo­vens que, como ele, desejavam orar e crescer na graça de Deus. Visitavam diariamente os doentes e os pobres e, fre­qüentemente, os prisioneiros nas cadeias, para orarem com eles e prestarem-lhes qualquer serviço manual que pudes­sem (...) O dia antes da sua separação para o ministério, passou-o em jejum e oração. Acerca desse fato, ele escreveu: "À tarde, retirei-me para um alto, perto da cidade, onde orei com instância durante duas horas, pedindo a meu favor e também por aqueles que estavam para ser separados comi­go. No domingo, levantei-me de madrugada e orei sobre o assunto da epístola de Paulo a Timóteo, especialmente sobre o preceito: 'Ninguém despreze a tua mocidade'. Quando o ancião me impôs as suas mãos, se meu vil cora­ção não me engana, ofereci todo o meu espírito, alma e cor­po para o serviço no santuário de Deus
               Os grandes avivamentos da história, de Atos em diante, vieram de oração, separação espiritual e ações proféticas (cuidado com órfãos, viúvas, prisioneiros e marginalizados). Quer ser proveitoso na batalha espiritual?  Quer ser um canal de Deus para revolucionar o mundo? Não busque inovações! Apenas se renove naquilo que Deus sempre fez: oração, jejuns e estudo bíblico! Pra trazer cativo todo o pensamento à obediência de Cristo!

               Que o Pai nos guie!


Fontes de Pesquisa

http://www.juventudemetodista.org.br/home/2011/03/john-wesley-o-jovem-que-transformou-uma-nacao-em-poucas-palavras/

http://relogiodostempos.wordpress.com/2014/03/13/atos-dos-apostolos/
http://reavivamentoeuropa.wordpress.com/o-que-e-um-ato-profetico/

http://www.pulpitocristao.com/2014/04/o-que-sao-os-atos-profeticos.html

Nenhum comentário: