terça-feira, 1 de julho de 2014

Fazemos parte! (A Doutrina do Propósito de Deus)

"Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,
Efésios 3:10-11


"Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. "
                                                                                                                                               Romanos 9:11-14



               
               Dentro de uma banda musical básica, existe um instrumento que é pouco notado: o contra-baixo. Quantas vezes já ouvi histórias de que "não se percebe o baixo na música". Guitarras são identificadas, baterias não se escondem de jeito nenhum, mas o pobre do baixista está para alguns como um figurante, alguém que não tem necessidade ali. Forte engano! Sem o "grave" e a marcação do baixo a música fica "vazia" e "leve", como se faltasse "corpo".

                Quando Deus se revela a nós, Ele demonstra o tempo todo que tem um propósito para a humanidade e para cada pessoa. Ao longo da Bíblia vemos isso:


Adão  - "E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra."
Gênesis 1:28

Davi -  Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi.  A sua semente durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de mim.  Será estabelecido para sempre como a lua e como uma testemunha fiel no céu.
Salmos 89:35-37

Ester- "Então Mardoqueu mandou que respondessem a Ester: Não imagines no teu íntimo que por estares na casa do rei, escaparás só tu entre todos os judeus. Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? "
                                                                                                                                              Ester 4:13-14

             
               Sim, amado: Deus tem um propósito para você! Isso é um motivo de agradecermos todos os dias porque Ele te escolheu para ser parte de um povo que é propriedade particular dEle e de seu Filho:


"Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra."
Deuteronômio 7:6 

                O que talvez nos falta entender é que esse processo é para os propósitos de Deus e não nossos. O propósito de Deus em nós é um "tesouro em vasos de barro" para que a "excelência do poder" seja do Pai, e não nossa. Disso já sabemos; na teoria.

                Mas na prática, o que tenho observado muitas vezes, é que uma lógica mundana e individualista tem consumido nossos pensamentos. Pensamos que "meu" Deus tem uma promessa "pra mim" porque "eu" sou filho, porque "eu" tenho buscado e "sou" um verdadeiro adorador porque "eu fui" escolhido...






"Quando Deus chamou Abraão,
 Ele queria abençoar todas
as famílias da terra"
    
                Quando Deus chamou Abraão Ele queria abençoar todas as famílias da terra. Quando Deus chamou Davi  ele queria criar um Reino para restaurar a humanidade. Quando Deus inclui Raabe em seu propósito, era para que ela fizesse da parte da linhagem do Senhor Jesus. Quando o Pai chamou Jeremias era porque ele queria restaurar o seu povo.
                  Deus tem planos perfeitos e está nos moldando para sermos uma pedra no edifício espiritual que Ele está fazendo. Jesus não nos escolheu para sermos árvores robustas, mas para darmos frutos ligados à videira. Somos parte da videira, cooperando para que a videira apareça. Diante da glória de Jesus nossos talentos e dons são nada! São apenas tijolos numa contrução que está em curso desde o início do mundo.

                 Não deixe que o sentimento de inutilidade tome o seu coração. Mas tome cuidado com o sentimento de individualismo ('a última bolacha do pacote divino'). Deus Pai te amou tanto que te escolheu para fazer parte da família que Ele está formando em Jesus! Dentre todas as pessoas Ele te escolheu, mas para o propósito dEle. Se ele te der sonhos, como deu a José, é para cumprir o propósito dEle e não para te exaltar (e se te exaltar é propósito dEle isso será natural. Não persiga essa exaltação porque José não perseguiu isso. Ele descansou.). Não faça músicas de injúria contra seus "inimigos"  que vão ver sua vitória nem dê indiretas nas pregações, porque muitos destes que você entende como "inimigos", "opositores" e "sambalates" são outros tijolos fazendo parte da mesma casa que você. Erramos muito nestes pequenos deslizes!

"tome cuidado com o
sentimento de individualismo
('a última bolacha do pacote divino')"





                Sua vida faz parte do propósito de Deus. Você precisa se encaixar e achar o seu lugar no processo todo! Isso ajuda muito a direcionar seu movimento e ser mais eficaz no cumprimento de seus objetivos. Também aclara sua visão para enxergar além do seu próprio universo. Eis alguns propósitos:




  • Um  Propósito para a Terra: "Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço estendido, e a dou a quem é reto aos meus olhos."                                                                                                                                           Jeremias  27.5                                                                                                                                                               "Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão."
    Isaías 65:17
  • Um Propósito para a Igreja: "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
    Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
    Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo
    Efésios 4:13-15
     
  • Um Propósito para os que sofrem:  "O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
    Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
    Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
    Isaías 58:6-8   ( Nova Versão Internacional)                                                                                                                                                                                                                 
     "Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;  Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me."
    Mateus 25:35-36
  • Um  própósito para a política e os governos                                                                                     "Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
    Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.
    Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.
    É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho."
    Romanos 13:2-6

  • "Ouçam esta palavra, vocês, vacas de Basã que estão no monte de Samaria, vocês, que oprimem os pobres e esmagam os necessitados e dizem aos senhores deles: "Tragam bebidas e vamos beber! "
    Amós 4:1

    "vocês odeiam aquele que defende a justiça no tribunal e detestam aquele que conta a verdade.
    Vocês pisam no pobre e o forçam a dar-lhes o trigo. Por isso, embora vocês tenham construído mansões de pedra, nelas não morarão; embora tenham plantado vinhas verdejantes, não beberão do seu vinho.
    Pois sei quantas são as suas transgressões e quão grandes são os seus pecados. Vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais.
    Por isso o prudente se cala em tais situações, pois é tempo de desgraças.
    Busquem o bem, não o mal, para que tenham vida. Então o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará com vocês, conforme vocês afirmam.
    Amós 5:10-14"

    Encontre seu lugar. Logo após, busque encaixá-lo nos propósitos de Deus!

Nenhum comentário: