quarta-feira, 18 de junho de 2014

REPOSICIONAMENTO

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,
Colossenses 1:13

                Meu pai tem extrema dificuldade em entender a dinâmica de um computador. Já ensinei a ele inúmeras vezes como salvar e anexar um documento em um email, mas explico com toda a paciência com que ele me ensinou tudo o que eu sei hoje. Mas eu e minha irmã sempre rimos quando nossos pais nos pedem para "rebobinar" o DVD ou "gravar uma fita".

                Dei este exemplo só para mostrar como meus pais usam termos de uma dimensão épica em outra. Da mesma forma se dá com o "novo nascimento". Como diz um daqueles hinos antigos bem esclarecedores "eu era cego, perdido, sem Deus, sem Jesus, quando estendeu Suas mãos para mim."

                 Nascer de novo é diferente de "tornar-se evangélico", "deixar de ser pagão" ou seja lá o que queira chamar. Literalmente é uma mudança de mundo! É sair das trevas e ir para o Reino do Filho. É morrer neste mundo e nascer para o Reino de Deus

Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
         Romanos 6:10-11 

                 Quando alguém muda de religião ela adota princípios e práticas daquela religião. Alguns nem mudam. Conheço pessoas que nunca fumaram e nem beberam e muito menos cheiraram cocaína, mas convertem-se a Deus para uma nova vida. Antes de convertidos eles já se "comportavam", mas sua natureza ainda se inclinava para o "reino das trevas". 


O que é o Novo Nascimento então?


Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de
 onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
       João 3:5-8


Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
             1 João 3:9-10

                              
               A natureza de Deus traz uma compreensão de uma outra realidade. Uma mudança de cosmovisão. Não é sair acusando os pecados do resto da humanidade, pois o "Filho não veio para condenar o mundo, mas para ser salvo por ele"; O convertido assume a natureza do Filho de Deus para ser filho de Deus. Como disse Paulo, "ja não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim".

                Os desejos, os projetos, as direções do filho gerado segundo a natureza do Pai passam a figurar e confluir para o que o Pai quer que ele faça. Daí, ele passa a observar Jesus, o Filho de Deus

"Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. "
João 5:19 


                E é aí que habita o mistério: o Filho faz o que o que o Deus Pai faz. O filho faz o que vê o Filho fazer porque sabe que o Filho faz o que o Pai faz. Assim se destacam os "filhos do reino" dos "filhos do mundo". Não é porque eles modificam hábitos (parar de beber, fumar, adulterar) mas eles têm uma NOVA NATUREZA. É algo que não vem da vontade humana

Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne (humana), nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:13

                  Mudar de religião é uma decisão que qualquer pessoa pode tomar em qualquer fase da sua vida. Deixar de fumar, beber e adulterar também. Mas nascer de novo NÃO DEPENDE DE VONTADE HUMANA!  Não é uma decisão humana, mas de Deus:


E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
João 6:35-37

                 
                    Jesus disse que TODOS O QUE O PAI DÁ VÃO A ELE. Não depende de uma decisão humana, faço questão de frisar, mas de Deus!

                     Se você ainda não tem certeza se experimentou o Novo Nascimento é um sério indício de que não recebeu o Espírito, pois ele testifica que somos de Deus. Ou não tem deixado que ele opere a vida de Deus em você. Ore a Deus por uma natureza nova, que te deixe livre para, como o vento, seguir para onde o Pai te mandar segundo a voz dEle. A nova natureza não vem de homens, mas de Deus!


Nenhum comentário: