quarta-feira, 25 de junho de 2014

A Dinâmica dos dons do Espírito II


(Este texto é uma continuação de 'A Dinâmica dos dons do Espírito I')

Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,






1             3)    Em anos de igreja pentecostal e agora como membro de uma igreja local de convicções batistas, vejo o grande choque que existe entre o que a Assembleia de Deus chama de “dons de poder” e “dons de ensino”. Paulo enfrentou este problema em Corinto, a igreja dos dons, e teve que dar um “xabú” nos "irmãos do mistério" na época:

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor.
Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.
1 Coríntios 14:37,40 

Mas também sobrou pro lado dos "conservadores":

Portanto, meus irmãos, busquem com dedicação o profetizar e não proíbam o falar em línguas.



O mesmo problema que ocorria em Corinto ocorre hoje: divisões por causa de diferentes ofícios. Temos então o grupo de Paulo, o grupo de Cefas, o 'grupo de Cristo' e os sortudos que bebem de todos (1 Coríntios 1. 11-13). Precisamos entender que, há dons distribuídos para o correto ajuste do corpo conforme as necessidades.

Tenho pensado sobre o que é esta unidade do Espírito, como ela funciona e como as divisões ocorrem. A única coisa que sei é que "unidade não se implanta, não se ensina: se gera". Também acredito que fórmulas humanas geram comunidades humanas, mas "comunhão" é algo do Espírito. E o Espírito opera em tudo e em todos (1 Coríntios 12.6)


                      
            O quesito agora é trazer para a nossa realidade o que já é realidade em Deus: que a multiforme sabedoria de Deus seja manifesta pela Igreja! Estudando essa dinâmica (e bendita seja a Internet) percebi que muitas comunidades adotam um modelo de viver uma uma ‘tolerância’ com cara de ‘unidade’. Unidade é algo do Espírito e Tolerância é o simples respeito às diferenças. Podemos ‘respeitar’ o ponto de vista do outro e conviver com ele: isso é tolerância e já existe nas relações sociais. E podemos viver como um “(...) corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” . Isso é unidade no Espírito!  Para viver esta unidade, o primeiro passo é desejar ir além da tolerância!

            No corpo de Cristo há uma diversidade de pensamentos e operações mas o Espírito é o mesmo! Essas operações diversas devem ser ajustados, de forma complementar, para o crescimento do Corpo:

"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. "
Efésios 4:15-16

            Duas coisas me chamam a atenção neste texto: 'todas as juntas', o que indica que todos os membros da igreja são úteis, até aqueles que "consideramos como menos honrosos" precisam ser enxertados no corpo, na videira, para que frutifiquem e 'segundo a justa operação de cada parte' (1 Coríntios 12.22-25) . O que significa que cada parte complementa a operação da outra:

Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
1 Coríntios 14:26


            A palavra 'edificação' vem da palavra grega oikodome e significa “edificar, construir”. Daí, o que Paulo quis dizer foi: ajuntem-se como igreja (assembleia, reunião) e cada um ministre algo, todos vocês! Um ministre com salmos, outro doutrina, outro revelação, outro interpretação das línguas. Façam isso tudo acrescentando tijolos à casa espiritual de Deus, a assembléia dos santos cujo nome está escrito nos Céus: a Igreja.

            Ao perceber isto, me sinto na necessidade de viver essa conjugação de ministérios, de formar redes de ministérios. Ministérios que não se contrapôem, mas que se complementam num mesmo propósito (isto é a 'justa operação de cada parte'). Irmãos que não APENAS se toleram, mas se amam a ponto de dar a vida pelos outros (1 Jo 3.16).

            Para isto, o Espírito precisa nos dar ouvidos para ouvir uma voz profética e segui-la. O mesmo Espírito nos dará doutores que indiquem um padrão correto, para que não nos desviemos do padrão do mandamento. Os operadores de milagres farão a sua parte. Todos se amam de tal forma, pelo Espírito, que conseguem ouvir pra onde devem ir juntos!
         
            O que eu percebo disto, é que preciso sair da teoria e ir para a prática. Deus já nos deu a revelação do que Ele deseja e está bem à nossa frente. A nós, nos cabe sair e viver isso. A nós nos cabe ir além da nossa visão de paredes e cargos para enxergar ministérios, irmãos e convívio. A nós nos cabe manifestar o corpo de Cristo e a criação anseia por isto! 

 

Nenhum comentário: