segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sonde o Meu Coração (O mais corrupto de todos)

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."
Sal 139. 23,24


            
               Os antigos diziam, muito sabiamente, que "coração de gente é terra que ninguém anda". Há tempos se percebe o coração como a sede dos sentimentos e é fácil de entender porque: quando estamos apaixonados o coração bate, quando estamos angustiados "o coração aperta"; de fato ele representa as emoções e sentimentos nesta fabulosa vida humana.

               Imagine se fosse possível que seus sentimentos reais fossem mostrados em todas as situações? Nossa: como estaríamos nus! Quantas pessoas não conseguiriam fingir tristeza num velório ou alegria na vitória de outro? E quem oferece ajuda, mas só para parecer bondoso?


"Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade (para ajudar os necessitados).
Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.
Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?"
Atos 5:1-3



               Nosso coração só pode ser sondado por duas pessoas: Deus e nós mesmos! Mas, ser preenchido? Só por você! Você determina o que entra e o que sai no seu coração, que pode contaminá-lo ou não. No entanto, na maioria das vezes nós permitimos que pensamentos, sentimentos e ideias ruins entrem em nosso coração e direcionem nossos pensamentos. E como se existisse um "sistema imunológico ao contrário" no nosso coração, o próprio desejo mau presente em nós mascara esses sentimentos de "atos de bondade" pra que não pareçam tão maus, ou até mesmo pareçam atos de justiça. Quantas vezes fazemos o bem, mas com o desejo de mandar aquela pessoa "pro quinto dos infernos"? (rsrsrs).

"O próprio desejo mau presente em nós mascara
esses sentimentos de 'atos de bondade'"
               Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: "Ouçam e entendam.
O que entra pela boca não torna o homem ‘contaminado’; mas o que sai de sua boca, isto o torna ‘contaminado’".
Mateus 15:10-11







              Muita gente (além do próprio Satanás) vai tentar "encher seu coração" de sentimentos ruins e bons. Acolhê-los não é pecado. Mas assim como o alimento entra no corpo e é processado, a forma como você processa o que foi lançado e "joga pra fora" pode te contaminar. E há dois jeitos de se contaminar "o jeito que parece bom" e o " o jeito ruim". Como é isso, cara?

                                                                     O Jeito Ruim
"Quem age assim se julga sincero,
mas está contaminado."

              O Jeito Ruim é quando você pega aquela semente ruim que foi lançada em seu coração por alguém de fora, processa em seu interior e "descarrega" da pior maneira possível! Agride com palavras ou fisicamente, deixa de fazer alguma ato de bondade, fala mal da pessoa "pelas costas", calunia ou impede que ela seja beneficiada. Esse é fácil de perceber. É um recado bem dado do tipo: não te suporto! Quem age assim, normalmente se julga "sincero", mas está contaminado, pois o que saiu da sua boca não serviu para a edificação.


               O Jeito Que Parece Bom

             Esse é mais comum em pessoas que se preocupam com o que os outros pensam sobre elas. São atitudes que parecem "atos de justiça (própria)", "boas obras" e "obras de amor", mas que são, no fundo: "vingança", "jogar na cara dos outros" ou uma simples "desculpa à sua consciência de que vc não é mau por fazer o bem".

               É aquele caso emblemático que você está fazendo o bem, mas o que está sendo processado no seu interior é mal. Para não "queimar seu filme" ou para não "ferir as pessoas" você "descarrega" algo bom, mas em seu interior o que está sendo produzido é maligno. Foi o que aconteceu com Ananias e Safira. Deus não os matou porque eles fizeram uma obra má, mas sim porque no interior deles estava sendo processada a semente de Satanás e não a de Deus:
"Não plantem dois tipos de semente em sua vinha; se o fizerem, tanto a semente que plantarem como o fruto da vinha estarão contaminados."
Deuteronômio 22:9


                                                         O que fazer com este coração?


Permita que seu coração
seja sondado!
                   Por isso o salmista pede: "Deus, veja se há em mim algum caminho mau.". Porque muitas vezes nós encobrimos os nossos maus sentimentos e projetamos as boas ações. Mas se nosso coração pudesse ser sondado...ah, que vergonha seria!

                   Deveríamos começar nossa orações assim: "Pronto, Deus! Entrei aqui, no nosso local secreto. Por favor, comece me mostrando todos os podres que há dentro de mim. Tudo o que eu faço questão de esconder. Eu quero vomitar toda a semente má que está fazendo raiz ou dando fruto em meu coração!". Tenho certeza que até o último dia de nossa vida teremos que repetir, avivadamente, essa oração, todos os dias!




                   " Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus."

Mateus 5:5-8
                      Se você se sentiu um caco após ler esse texto, ou pelo menos percebeu alguma semente má sendo gerado em seu coração, seja bem vindo ao clube. A boa notícia é que Deus nos ama tanto que tolerou até hoje esta fraqueza e não nos fulminou, como fez com Ananias e Safira (kkk). A notícia melhor ainda é que seu Filho, Jesus, tornou-se humano e está intercedendo por nós em nossas fraquezas. Ele nos Ama e já nos lavou de nossos pecados. Ele nos Ama, a ponto de desejar nos sondar todos os dias para que sejamos melhores. Estamos salvos: Ele nos Ama!

Nenhum comentário: