terça-feira, 23 de setembro de 2014

Quebrantamento e Sucesso

                 "Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR."
Obadias 1:4



                Podemos ser treinados para o fracasso ou para o sucesso. Há pessoas que projetam seu futuro, têm uma elevada auto-estima e sabem exatamento onde querem chegar. Há outras que vivem reclamando de suas não-conquistas, desiludidas com as dificuldades e reclamando de tudo e de todos. Precisam se definir, se reencontrar e se descobrir, ter um rumo e um alvo a perseguir.

                 Não me preocupa o sucesso das pessoas. Me preocupa a forma como as pessoas alcançam o sucesso e como elas se comportam após o sucesso. Não é um simples "não posso puxar o tapete de ninguém": é muito mais do que isso! Há muito mais coisas em nosso coração que manifestam uma natureza impura, no nosso tratamento com as pessoas, na forma como nos vemos que são fruto da nossa natureza moldada pelos nossos próprios interesses:

"De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus."
Ef 2.3

                    O coração (as emoções), o corpo e a mente humana são profundamente instáveis. Por isso Deus diz que devemos amá-lo com todo o nosso coração, alma e mente. Se Deus é Senhor da nossa mente ele será Senhor do nosso corpo. Mas se uma sociedade ou um ser humano é desobediente a Deus o pecado será a arma com a qual o Diabo será senhor deste indivíduo ou grupo (1 Jo 3.8).

                     O sucesso não é e nunca será sinal da aprovação de Deus. Em Jeremias 7 o SENHOR exorta o povo a voltar para Ele, mas o povo gloriava-se pelo seu templo suntuoso. Em Marcos 11. 18-22, Jesus nos mostra que uma figueira pode ser linda e cheia de folhagens e não produzir frutos: 

                     # Muitos querem usar o seu relacionamento e os dons que Deus deu para obter sucesso. O coração deles está no sucesso;
                 
                     # Outros querem ser quebrantados, mas para obter sucesso (pedem quebrantamento e buscam a Deus porque querem algo dele e não a Ele);


                   

                      O arrependimento é a porta de entrada no Reino de Deus e a forma de continuar nele. A mensagem inicial é "arrependei-vos e creiam no Evangelho" [Marcos 1.15]. A mensagem contínua é "lembra-te, pois, de onde caíste e arrepende-te" [Ap 2.5; 2.16; 3.3, 19].





  
                       O que temos visto são pessoas que quebrantam-se em Deus, apossam-se dos métodos e continuam em sua própria trajetória. Há uma parábola de Jesus que conta como Deus dá uma vinha e os servos tomam aquela vinha para si não permitindo que Deus a gerencie mais [Marcos 12.1-9]. Você alguma vez já permitiu que o orgulho de estar no lugar que Deus te pôs faça com que você tome o lugar do "SENHOR da vinha" e passe a manipular o método?

                       Que o arrependimento seja contínuo em nós. Que Deus seja nosso prazer, para a vida ou para a morte. Não queremos sucesso: queremos Deus! Queremos a vontade dEle, seja ela qual for.


Nenhum comentário: