sexta-feira, 19 de agosto de 2011

TERMOS VAZIOS - ESTUDO I - BÍBLIA

Termos “Vazios”



Termos “Vazios” são uma série de termos ostensivamente empregados no meio evangélico , extraídos da Bíblia, mas tratados de maneira superficial, confusa ou por demais supersticiosa. O objetivo desse estudo é trazer uma reflexão biblicamente fundamentada sobre nossas práticas e uma bela compreensão do que Deus deseja de seus filhos.



BÍBLIA

Cometem ledo engano aqueles que querem descartar a teologia e desprezar a doutrina na busca do avivamento. Desprezar a doutrina é dinamitar os alicerces da vida cristã. Desprezar a doutrina é querer levantar um edifício sem lançar o fundamento. Desprezar a doutrina é querer por um corpo de pé e em movimento sem a estrutura óssea.(...)


Vida sem doutrina gera misticismo e experiencialismo subjetivista. Avivamento sem doutrina é fogo de palha, é movimento emocionalista, é experiencialismo personalista e antropocentrista. Deus tem compromisso com a verdade e a sua Palavra é a verdade e todo avivamento precisa estar fundamentado na Palavra. O avivamento precisa estar norteado pelas Escrituras e não por sonhos e visões. Precisa estar dentro das balizas da Bíblia e não dentro dos muros de revelações subjetivistas, muitas vezes feitas na carne.”

Vivemos hoje na dita “geração de adoradores”. Por ser uma expressão vazia nem mesmo os seus defensores sabem explicar porque essa geração é a geração dos adoradores e as outras não.


De fato, como professou João Alexandre, somos pastoreados por “cantores que não conhecem nada de Bíblia”. Infelizmente, muitos líderes vão pelo mesmo caminho. A experiência de crescimento das Igrejas Evangélicas no Brasil tem feito aparecer movimentos, bandas e igrejas com ideias [chamadas de visões] cada vez mais distantes do que Deus quer para seu povo. E o que Deus quer para o seu povo?


Ah, essa é a pergunta que encontra as respostas mais absurdas! É incrível como os cristãos brasileiros param em frente à televisão para apreciar e receber a unção financeira trazida por um baixinho gordinho que implora uma oferta de R$900,00, ou ainda um cantor que nos ensina a esperar o arrependimento e a humilhação do irmão que te viu passar na prova e não te ajudou, mas tem dificuldade em compreender o “amai a vossos inimigos, fazei [e desejai] o bem aos que vos perseguem”.


Somos fãs dos profetas, dos ministros de louvor e odiamos doutrina! Os cultos doutrinários são frios, assim como as EBDs. Preferimos as reuniões de “adoração”, os pulos, as danças, os gritos!


Mas, para a minha sorte, por uma boa tradição alguns textos bíblicos ainda são lidos nos cultos. Então, muitos cristãos ainda entendem que a Bíblia traz tudo o que Deus requer de nós. Então, lá vai: Faça, nos próximos 28 das o “teste de Atos”. Leia Atos e anote todas as similaridades entre as atividades da sua igreja e a Igreja de Atos. Quais eram as principais atividades da Igreja de Atos? Que prioridades ela tinha?


Ah, irmãos. Conhecemos mais os cds da época gospel do que nosso livro sagrado. Isso não nos corta o coração? Que avivamentos são esses que põem a Palavra de Deus como um mero acessório, e nossas metas são traçadas como base em unções, visões, mensagens “apostólicas”, sonhos “proféticos? Será que O Livro finalmente ficou velho? Quantos sermões ouvimos por aí onde, no máximo são citados cinco trechos da Bíblia e todos fora de contexto?


A Bíblia tem sido o centro das nossas reuniões? Estamos cantando mais do que ouvindo as Palavras de Vida Eterna? Então vamos rever nossos conceitos. A Bíblia É a Palavra de Deus e SEMPRE deve ter a prioridade em nossas reuniões. Deve ser nosso anelo de dia e de noite. Deve ser o alvo dos nossos sonhos e o delimitador das nossas metas. Sem Bíblia, tudo o que fazemos é vazio e sem Deus. “Para sempre, oh SENHOR, a Tua Palavra permanece no Céu”!


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi benção!!
AIAN EXISTE VIDA INTELIGENTE SOBRE A FACE DA IGREJA (DIGO, TERRA) crente - com c maiúsculO E INTELIGENTE É RARO!! Amei!!! Já te adicionei na minha lista de LINKS. ME ADD. TBM: OIRENA.WORDPRESS.COM
Deus abençoe.]Contineu snedo referência na minha vida,
Rena - PIB