quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MINISTÉRIO [Série "Termos Vazios" IV]

Termos “Vazios”


Termos “Vazios” são uma série de termos ostensivamente empregados no meio evangélico , extraídos da Bíblia, mas tratados de maneira superficial, confusa ou por demais supersticiosa. O objetivo desse estudo é trazer uma reflexão biblicamente fundamentada sobre nossas práticas e uma bela compreensão do que Deus deseja de seus filhos.


Termo Vazio IV




MINISTÉRIO


O Termo ministério é usado, atualmente, para designar todo o tipo de coisa. Desde nomes de igrejas [ou comunidades dita evangélicas] até bandas, empresas [com fins lucrativos], etc... É um termo que caiu tanto no uso que hoje é apenas um “sacralizador”, um termo que dá um adjetivo “espiritual” a outro termo [por exemplo: há uma grande diferença entre uma banda de louvor e um ministério de louvor, não é mesmo?].

O termo “ministério” não é usado tão ostensivamente na Bíblia quanto o é nos dias atuais. A palavra “ministério” tem a mesma origem na palavra diáconos e indica “serviço”. Logo, ministério é um serviço prestado a alguma coisa ou alguém.


Mas, quantas vezes os Ministérios tem sido modelados para apresentar trabalhos, ostentar nomes pessoais, projetar sonhos particulares e não para servir pessoas. Fil 2.3-7 mostra a postura de Jesus, que sendo em forma de Deus não tomou isso como motivo de ostentar-se, mas tomou a forma de SERVO [escravo, diácono, ministro]. Por isso, no serviço, devemos considerar os outros SUPERIORES A NÓS MESMOS. Em nossos ministérios somos tentados todos os dias a fazer a nossa vontade, a projetar nossos sonhos. Mas devemos orar para ter a mesma noção de Jesus em considerar as pessoas alcançadas pelo nossos ministérios, superiores.


O Ministério tem outro fim proveitoso. Falando especificamente sobre o ministério diretivo [pastores, profetas, doutores], Paulo adverte em Ef 4. 11-16 que estes devem ser exercidos “visando o amadurecimento do corpo”. Nosso Ministério tem se preocupado em tornar as pessoas mais maduras, mais íntimas de Cristo? As pessoas têm crescido através do nosso Ministério? Um Ministério de música, por exemplo, tem se preocupado com os aspectos doutrinários do louvor ou apenas com aspectos técnicos, que alegram somente os que os executam?


Ser ministro é servir! Se desejas ser ministro, aprendas primeiro a ser um escravo, a viver para fazer o outro feliz. Não é assim que observamos em nosso mestre, Jesus?

Um comentário:

A Vóz disse...

"Fil 2.3-7 mostra a postura de Jesus"
[Fil 2.3-7 ]kkkkk FIlll

kkkk mas um livro na biblia.. o livro de Fil rsrs Sempresoube ki vcera um santo..

Obs: muito bom o texto Tiu..