quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O que temos a aprender com Jesus? Uma reflexão sobre a prática cristã.



"As atitudes que se esperam de qualquer Cristão resumem-se em uma só expressão: atos de amor."


Como cristão, tenho refletido sobre os diversos modelos de cristãos que temos hoje. Dos mais recatados aos que vão a baladas, festas e shows temos os mais diversos diversos modelos a se seguir. Para incrementar a diversidade de opções, observa-se ainda o aparecimento quase que diário de artistas e pastores gospel, que tornaram-se modelos para as tribos a que melhor se adequam.

Sem entrar no mérito de certo ou errado, adequado ou inadequado, proponho uma análise da característica primaz de Cristo: o amor. Na verdade, tudo o mais que se pode observar num cristão é conseqência do amor de Deus derramado em seu coração.


E como esse amor se expressa? Jesus por diversas vezes deu exemplos de como esse amor se expressa, ou melhor, a vida dele foi uma expressa imagem de Deus, e todos já sabem que Deus é amor! Os cristãos tem como principal versículo para a ação evangelística o famoso João 3.16, que diz:

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"

Temos em Jesus a maior expressão de amor que já existiu. Ele olhava o doente, o segregado e o rejeitado como os mais importantes, a ponto de morrer por eles. Ele incentivava o convite a mendigos e desprezados para participar de nossas ceias, e ele era despido de toda espécie de preconceito. Ele conseguia olhar além do estereótipo da adúltera, do coletor de impostos e do leproso. Ele os via como "ovelhas sem pastor" e queria ter a honra de servi-las, de cuidar delas. Se Jesus andasse entre nós hoje, de acordo com os relatos bíblicos, ele andaria com as pessoas mais desprezadas da sociedade, não como desencargo de sua consciência de Filho de Deus, fazendo boas ações momentâneas: ele teria palavras e atos que mudariam a vida das pessoas!

Num mundo como o nosso, onde o desejo de sucesso e riquezas tem sido o alvo de muitos membros da cristandade, onde vemos congregações fazendo batalhas espirituais financeiras, campanhas e mais campanhas de prosperidade (=enriquecimento), ainda há um lugar para aqueles que não aceitaram a Fé Cristã e, erradamente, a associam com esse tipo de de prática espúria, achando que todo o Cristianismo é pervertido e sujo. Sim! Há um lugar para você que sente maldade nessas práticas, que sente ódio quando vê o sofrimento de uns e a exploração por outros; há um lugar em Cristo! Ele é perfeito! Com ele estaremos despido de sentimentos perversos. Caminhando ao lado de Cristo, você será cada dia mais parecido com esse ser perfeito e divino.

E você não está sozinho! Existem muitos outros que desejam viver uma vida pautada nos valores de Cristo. Uma vida livre de preconceitos, de materialismos fúteis e de maldade. É claro que isso não é imediato nem concluir-se-á nessa vida, mas quanto mais perto desse padrão, que é Cristo, mas estamos crescendo como humanos e filhos de Deus!

"Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.
O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes." [Marcos 12:29 e 30]


Nenhum comentário: