terça-feira, 5 de agosto de 2014

Quem está preocupado levanta a mão!





                A preocupação já se define: pre-ocupar é se ocupar (do latim, 'ocupare', tomar posse  e apoderar-se de) antes por determinado trabalho. Quem se preocupa "Ocupa-se antes da hora com algo que ainda não aconteceu". Desde que percebemos que nossa espécie humana consegue prever fatos que serão desencadeados por nossas ações (ou pelas ações de outros, ou até mesmo da natureza), desenvolvemos a habilidade de, consequencialmente, nos preocupar.


              Deus tem um atributo que lhe permite não se preocupar: a onisciência. Ao contrário de nós, Ele sabe tudo o que vai acontecer antes que aconteça. Mais do que isso: eles está além do tempo-espaço, de forma que e o futuro, o presente e o passado são vividos da mesma forma. Eistein trouxe o entendimento de que o tempo passa mais devagar para quem está em movimento. Se alguém viaja á velocidade da luz, o tempo simplesmente PARA!! Não é a toa que o próprio Eistein disse que suas descobertas nos deixaram mais perto de conhecer "a mente de Deus". Agora, pense que Deus criou as leis que regem o universo. Então, isto significa que ele, possivelmente, viaja no tempo a uma velocidade infinitamente superior à da Luz. Ou para, *infinitesimalmente, no tempo, para que passe até o final da eternidade! Cara, esse é Deus! Pra "pirar o cabeção" de qualquer cientista!

                 Sobre isso, Jesus nos mostrou que Deus, como Pai, quer que não nos preocupemos de forma doentia; Observe suas palavras:

"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."
Mateus 6.31-34

                Será que Jesus disse que não devemos nos preocupar? Vamos ler o contexto para entender o que estava em discussão:


"Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."
Mateus 6:19-21

                A lógica "normal" é que vivamos pelos nossos sonhos. Essa lógica invadiu a música gospel, e hoje vemos uma música dita cristã voltada para o homem e não para Deus. Ao invés de "busque primeiro o Reino de Deus", 'busque seus sonhos', 'sua vitória vai chegar', 'seu milagre vai chegar'. É certo que precisamos de um incentivo para não desfalecermos pelas dificuldades, mas não precisamos ouvir isso o tempo todo. O Evangelho é muito mais rico do que isso!

                 Se sabemos que nosso Pai sabe de todas as coisas, temos paz. O controle dEle no Universo está sobre a minha vida. Sei que se estudar, passarei ou não. Poderei continuar no emprego ou não. Mas em todas estas coisas sou mais do que vencedor por aquele que me amou (Romanos 8.37). Eu sei que Deus nos deu capacidade para nos organizarmos como sociedade. Nós (humanos) fazemos as regras do jogo social(injustas muitas vezes). O caminho para o sucesso é fácil para poucos e difícil para muitos. Trabalhar é explorativo e árduo para alguns e compensativo e fácil para outros. Isto tem a ver com o modelo de sociedade, com as estruturas sociais, com o desejo de riqueza e poder contra o repartir.


                Quando vejo tudo isso entendo o que Jesus disse: Busque primeiro o Reino de Deus. Busque a Justiça ('a posição correta', 'o que é correto'). Viva da forma correta. Peça a seu Pai orientação para viver neste mundo. Entregue a Ele suas ansiedades e ele tem cuidado de você (1 Pe 5.7). Procure conhecer os caminhos para alcançar o que você deseja e ofereça tudo isto no altar de Deus. Sacrifique seus sonhos e desejos no altar dEle para que Ele faça a sua vontade sobre a sua vida! Não viva em função de seu objetivo, mas ponha seus objetivo em função do Reino de Deus. Trate ele como um meio para que você viva neste mundo como agente do Reino (pra glória de Deus e para servir aos outros) e não para realizar seus sonhos e ser honrado, conhecido, mostrar para seus inimigos que você consegue. Esses são valores que as pessoas normais perseguem. Mas os seguidores de Jesus estão ocupados com o Reino. Estão ocupados com o que é eterno e não no que é temporal.

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
2 Cor 4.18


* Infinitesimal é o mesmo que infinitamente pequeno             

             
               

Nenhum comentário: