sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
O Bom Samaritano: Uma carta de Cristo á hipocrisia evangélica! [não generalizando]
(Lucas 10:25) - E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
(Lucas 10:26) - E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
(Lucas 10:27) - E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
(Lucas 10:28) - E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
(Lucas 10:29) - Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
(Lucas 10:30) - E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
(Lucas 10:31) - E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
(Lucas 10:32) - E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
(Lucas 10:33) - Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
(Lucas 10:34) - E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
(Lucas 10:35) - E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
(Lucas 10:36) - Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
(Lucas 10:37) - E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
Com certeza você conhece a parábola do Bom Samaritano. Se não conhece, então dá uma lida [está logo aí em cima]! O que a maioria não sabe [e eu não sei se vc sabe] é que os Samaritanos eram um povo desprezado pelos Judeus. Os judeus tinham a prepotência de ser o Povo Escolhido de Deus, e como os Samaritanos eram um povo miscigenado, eles os excluiam da congregação. O fato é que o Samaritano, nesta parábola, foi o que realmente fez a vontade de Deus.
Essa parábola é a cara da Igreja Evangélica de hoje: vive ocupada com o ativismo do Templo (levita), morre de pressa de estar no templo realizando o cerimonial para "purificar" a humanidade dos seus pecados [sacerdote] e esquecem-se de fazer o real trabalho de Cristo: cuidar das pessoas!
O samaritano, hoje, é o espírita e o católico ou qualquer outro não-evangélico [ou evangélico] que se despreende da ritualística congregacional e sai em busca dos perdidos e de satisfazer suas necessidades básicas. E os evangélicos [e outras denominações] são os sacerdotes e levitas que estão no templo, cantando, dançando e chorando de olhos fechados, enquanto tem gente morrendo de fome por todos os lados, como disse o profeta João Alexandre!
Precisamos despertar para a real necessidade. Em tempos de economia estabilizada, como a que estamos vivendo, é tempo de repartir nosso pão com o faminto, tirar os mendigos da rua e apresentar-lhes [depois ou durante] a mensagem da Salvação, para que sejam livres seus corpos e suas almas!
Assinar:
Postagens (Atom)